quinta-feira, maio 28, 2009

Quando o assunto já não é sério

Pra estes dias me convidaram para participar de uma comunidade no orkut dedicada à MPB e falar ‘algo de bom’ sobre uma determinada cantora, pois nesta mesma comunidade estavam falando mal dela (que coisa, hein?). Bom, fui ver qual é a da comunidade. São quase 400 mil membros, sei lá quantos tópicos sobre os mais variados nomes da música brasileira e cada tópico com muitos, mas muitos membros opinando. Até aqui tudo bem. Os tópicos vão dos mais interessantes aos mais imbecis. Mas vale tudo. O que me deixou realmente constrangido foi fato de um pobre e inocente membro abrir um tópico sobre um determinado artista e logo atrás virem mais de sei lá quantos membros falando mal desse artista que certamente tem pavor do orkut.
Enfim, pelo pouco que percorri na comunidade, me parece que ela foi feita para uns falarem mal dos ídolos dos outros (não é isso?), já que, pra mim, há uma grande diferença entre não ‘curtir’ determinado som ou artista e desrespeitar o trabalho desse cara ou o gosto musical do outro. E respeito, ta passando longe ali.
Chega a ser estúpido quando alguém apresenta um artista novo, lançando o primeiro álbum e deixa um link para que possamos conhecer o tal trabalho, então vem uma fila de sujeitos burros e mal intencionados carregados de adjetivos do tipo: “merda, lixo, horrível e blá blá blá”, depois de ouvir uma música mal gravada no youtube. O pior é saber que é um bando de gente estúpida que não entende música e pelo tom dos comentários não entende de porra nenhuma, pois não dá pra colocar no mesmo pacote determinados artistas, cada um tem um estilo, um jeito, uma estética e tantas outras coisas que os tornam tão distintos quanto interessantes. Gostar de todos fica meio complicado, mas respeitar estas nuances é o mínimo que se pode espera de alguém que tenha pelo menos bom senso.
Há uma grande diferença entre música ruim e a música que eu não gosto, então, por favor, não vamos comparar quem já morreu com quem está apenas começando, aliás, vamos dar uma chance a quem está apenas começando. Vamos tentar entender as diferenças entre o que é pop ou rock ou samba ou tudo isso junto, e entender que não dá pra gostar de tudo. Tem coisa que não da pra comparar. Paula Toller realmente não tem nada haver com Ana Carolina, mas isso não é o fim do mundo, nem motivo pra ofensas. Zélia Duncan não se parece em nada com Marcela Biasi, mas juntas fizeram uma música belíssima e isso é ótimo. Mariana Aydar não quer roubar o lugar de Roberta Sá e vice-versa. Nara, Elis, Elizeth e Clara como tantas outras, já tiveram sua vez, mas são eternas e geniais do mesmo jeito. Diversidade é a palavra que reina em nosso cenário musical e já que não dá pra curtir uma coisa, que deixe a outra em paz ou pelo menos, deixe-nos, os fãs, livres com nossos próprios gostos musicais.

5 comentários:

  1. É isso aí Carlos! Parabéns pelo blog e tô aqui em nome dos "novos" da música pra te apoiar no respeito a diversidade musical que impera no nosso país (graças a Deus). Grande beijo.Karine Cunha

    ResponderExcluir
  2. Voce falou tudo... Com certeza essa comunide e muitas outras deveriam estar relacionadas com "EU RESPEITO A SUA OPNIÃO", por mais que nao concordemos com qualquer coisa ou ideia que seja... Devemos ao menos respeitar!!! E pra variar... Eu adorei,de novo, o que o Sr. escreveu!! rsrs... Beijoss da Gaby

    ResponderExcluir
  3. oi renato, texto bacana...
    tenho só uma obs. tem umas palavras faltando letras, dá uma segunda lida pra vc ver.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Realmente, não dá para sair por aí colocando tudo e todos no mesmo barco, sendo que é a diversidade que torna o cenário musical mais interessante e valioso. (OBS.: Adoro Roberta Sá e Mariana Aydar, tem um video das duas cantando juntas que é excelente.)

    ResponderExcluir