domingo, agosto 29, 2010

Lady Gaga, Ex-bbb e mais alguma coisa que não me lembro


O que não dizer sobre as coisas que eu não sei? Talvez em outros tempos me sentisse incomodado, porém hoje me sinto aliviado. Faço força para por em dia todas as minhas desatualidades. Me esmero em poder dizer só o que sei e prestar atenção naquilo que desconheço. Hoje fui pego de surpresa sobre o comentário sobre um programa de televisão. Bom, já ouvi falar do programa, mas não sei o que acontece nele. Quer dizer, sei o que acontece, mas não sei dizer o que é. O que sei é que tem haver com uma ex-bbb, a Lady Gaga e mais alguma coisa que não me lembro.

Quando disse que não sabia do que se tratava. Me olharam com cara de poucos amigos. Por um segundo me senti um marciano. Não sei qual cara tem a Lady Gaga, é sério. Sou forçado, como todo mundo, a conhecer suas músicas, mas não sei que cara tem. Por conta disso percebi que não sei quem é a Byonce, a Rihana e algumas outras cantoras americanas que tocam nas rádios e na tv. E também não sei dizer qual canta que música, pra mim todas parecem uma só.


Até as mais antigas já me confundem. certa vez me mostraram uma foto da Britney Spears e quando perguntei quem era me questionaram com letras maiúsculas: COMO ASSIM, VOCÊ NÃO CONHECE? Eu a conhecia antes dos escândalos na época que eu assistia MTV na esperança de ver algum clipe do Pato Fu ou do Arnaldo Antunes.

Está tudo tão pasteurizado que não sei mais identificar o que anda acontecendo. Não tenho mais ligado a TV, nem para assistir o jornal. E não é por nenhum ideal, é falta de tempo mesmo. O trabalho tem ocupado muito do meu tempo (o que é bom também). A internet me da o direito de escolha, só vejo e ouço o que quero, e como o tempo está escasso tenho sido muito seletivo. Os artistas que ouço ou os filmes que vejo não aparecem na TV. E quando me satisfaço com a Internet vou ler um bom livro. No momento estou lendo Dois Irmãosdo Milton Hatoun, recomendo.


Mas voltando à TV e às cantoras americas. Me sinto aliviado de não saber quem é quem, não dá pra deixar de ouvir, mas não identifico as vozes. Sei que existem diferenças entre elas, mas não me furto ao direito de não saber. Tenho as cantoras que gosto, dezenas de brasileiras e muitas cantoras de muitos países diferentes que representam muito minhas escolhas estéticas. Ouçam Raquel Coutinho, vale muito à pena.


Realmente, daria pra eu me sentir de outro planeta. Nesse programa uma mulher dava suas opiniões sobre uma festa em Pernambuco, ela falava como se realmente entendesse do assunto, mas era tão tosca, quando perguntei quem era a sujeita me falaram que era uma tal ex-bbb. - Por favor! Não me obriguem a isso.


O resultado dessas minhas desvalias é que me mostraram alguns clipes da Lady Gaga. – nada que a Madona nunca tenha feito. Disse eu com ar cético. Então desistiram de mim. Tentei, num último lance dizer que gosto da Katy Perry. Fizeram cara de QUEM É ESSA MULHER, mostrei alguns videos na esperança de ser compreendido e poder também compartilhar meus gostos musicais, todos conheciam as músicas só que remixadas (o que é uma pena), mas foi bom, pois descobri que comecei ouvir Katy Perry por causa do Ivri Lider, um cantor israelense, que regravou uma música dela e que (diga-se de passagem) ficou muito boa.


E assim vou vivendo como marciano no mundo pré-pós-tudo-bossa-band sem culpa nenhuma. Pr'estes dias fui comprar um tênis e a vendedora queria me vender um que realmente parecia muito confortável, estava decidido a comprar quando ela disse que era uma marca anunciada no Domingão do Faustão. Ela ficou espantadíssa quando eu disse que nunca tinha visto: NÃO É POSSÍVEL QUE VOCÊ NÃO ASSISTA AO FAUSTÃO. O QUE VOCÊ FAZ AOS DOMINGOS?


– Visito meus parentes em Marte.


E o tênis eu não levei.


3 comentários:

  1. Vc comentou isso um dia.
    Achei o conto super interessante,
    crítico!
    Ao mesmo tempo que trata da banalidade
    relacionada ao mundo pop e programas fudidos, trata tambem da reeducação cultural.
    Bi.

    ResponderExcluir
  2. Renatto, me identifiquei muito com a postagem! Tbm não sei qual é a aparência da Lady Gaga..
    Postei ontem no meu blog, algo parecido com isso. Me sinto tão DIFERENTE de todo mundo --' Gosto de boa música que para mim é: Ana Carolina, Maria Gadú, Caetano Veloso, Milton Nascimento e tantos outros... ah! EU TAMBÉM NÃO ASSISTO FAUSTÃO! rs'
    bjos :*

    ResponderExcluir
  3. Eu também desconheço todos esses nomes e rostos...me leva com você para Marte? Mas me promete que lá não tem desses aí?rss
    beijos

    ResponderExcluir