sábado, maio 16, 2009

Crítica - Onde brilhem os olhos seus

E foi levantando a platéia ao som de ‘Sinhá Pureza’ que Fernanda Takai encerrou o registro do show ‘Onde Brilhem os olhos seus’ na noite dessa quinta-feira 14 de maio no Teatro Municipal de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, um teatro aconchegante que recebeu muito bem esse show fazendo com que a anfitriã se sentisse em casa.
E estava em casa mesmo, Fernanda, que já morou em Nova Lima, deslizava muito a vontade no palco. Desenvolta e falante com nunca, ela transformou sua aparente timidez em aliada e entre uma música e outra trazia a platéia cada vez mais para junto de si com casos engraçados e os porquês das escolhas do seu repertório. Fernanda não perdeu o humor nem mesmo quando esqueceu o segundo versinho de ‘Lindonéia’, o que a fez recomeçar a música duas vezes.
Fernanda Takai é vocalista do grupo de pop/rock Pato Fu há 17 anos, e este tempo com a banda lhe trouxe a maturidade necessária para se arriscar neste voo solo. ‘Onde brilhem os olhos seus’ foi lançado no final de 2007 consecutivamente aqui no Brasil e no Japão, mais tarde foi lançado na China, Argentina e Portugal, países tão diferentes e inusitados como os novos arranjos para cada música cuidadosamente retirada do repertório de Nara Leão e que nas mãos de John Ulhoa e Lulu Camargo ganharam ares pop. Ainda em 2007 este álbum recebeu o APCA de melhor disco de música popular e entre outros prêmios, recentemente ganhou o Disco de Ouro pelas 50 mil cópias vendidas.
A turnê de ‘Onde brilhem os olhos seus’ percorreu meio país e não poderia deixar de ganhar esse merecido registro em DVD. Fernanda Takai levou todas as músicas do disco para o palco, “por um lado é bom, pois vamos tocar as músicas preferidas de todo mundo’ disparou Fernanda logo no início da noite. Além das 13 músicas contidas no álbum e ‘Kobune’, versão em japonês de ‘O barquinho’ presente na edição japonesa do disco, ainda sobrou espaço para os gostos pessoais de Fernanda como ‘There must be an angel’ do grupo inglês Eurythmics, ‘Ordinary world’ do Duran Duran e ‘Ben’ de Michael Jackson, músicas que Nara nunca gravou, mas que caíram muito bem nesse repertório e no gosto do público. Além dessas, para o nosso deleite, foram incluídas ‘Você já me esqueceu’ gravada por Roberto Carlos em 72, o ‘Rítimo da Chuva’ e a novidade nesse show ‘Cinco Discos’ da Fernanda e do John, gravada anteriormente por Pedro Mariano. E finalmente, para encerrar a noite ‘Sinhá Pureza’ de Pinduca, um carimbó que Nara não gravou, mas que evoca claramente as origens de Fernanda, que nasceu no Amapá.
E desse modo Fernanda Takai encerra a noite mostrando bom gosto e um refinamento impar ao se apropriar do repertório de Nara Leão sem perder sua personalidade e abandonar suas raízes pop. O resultado disso foram os calorosos aplausos de fãs de origens e idades tão diversas que se misturavam entre os fãs de Nara e os eufóricos fãs do Pato Fu, mas que nesta noite e para este registro, estavam ali para aclamar uma grande artista que vive um dos melhores momentos de uma sólida carreira.

7 comentários:

  1. Ola.. Fernada takai, sempre encantando as pessoas!!!
    seu blog é muito bom!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Tkai sempre encantando as pessoas com a sua linda voz e sua personalidade!!!
    Parabens pelo blog, é muito bom!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adoraria estar neste show a que você se refere no texto. Adoro o Pato Fu, a Fernanda, e inclusive acompanhava as crônicas que ela escreve toda sexta-feira para o Estado de Minas. É uma ótima iniciativa falar dela e do seu belíssimo trabalho.
    Abração.
    Tiago.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de show! Me deixou com agua na boca! beijos

    ResponderExcluir
  5. Não assisti ao show, mas este CD, apesar de ter, na minha opinão, alguns escorregões, ainda sim é um CD maravilhoso, bastante sutil e delicado.

    ResponderExcluir
  6. Olha quem já passou por aqui...

    Re: texto novo no blog‏
    De: Pato Fu (fumail@terra.com.br)
    Enviada: quarta-feira, 27 de maio de 2009 16:53:27
    Para: Carlos Renatto (carlosrenato@msn.com)

    oi carlos renatto,
    agradeço as palavras boas e a divulgação!
    : )
    fernanda

    ResponderExcluir