quarta-feira, setembro 01, 2010

Somente para quem gosta fofocas

Sempre que a palavra fofoca aparece em inúmeras capas de revista cor de rosa ou em sites eblogs, você pode ter certeza, este 'notícia' venderá mais que água no deserto.


Não é novidade nenhuma que a fofoca move o mundo. Isso desde tempos remotos. Temos um apreço incrível em saber da vida alheia. E gostamos dos detalhes sórdidos e das partes que ninguém quer contar, mas tem sempre um desavisado (maledicente) que espalha notícias nada agradáveis.


Hoje me ocorreu isso, pois tirei um tempo para visitar os blogs de uns amigos escritores. Estes também falam da vida alhei, porém com um pouco mais de discrição. E na maioria das vezes inventa o personagem central da fofoca, para não parecer(mos) tão grosseiros. Mas voltando aos blogs, percebi que o número de visitantes destas páginas só tem diminuído, e por outro lado, blogs que falam da vida de um gente sem graça estão 'bombando' cada vez mais.


Ok! Eu sei que não há novidade nenhuma nisso. Na verdade nem era minha intenção alertar sobre um assunto tão batido.


Mas pense comigo, todos os dias quando abrimos nossa caixa de e-mail, seja no yahoo, gmail, hotmail e quaisquer outros, aparecem dezenas de notícias fresquinhas para aquele dia. Geralmente uma matéria que fala de saúde, outra da guerranno oriente médio, alguma grande tragédia internacional e por fim fofocas do tipo:

  • Ator (não citarei nomes) passeia na praia com o filho.

  • Jogador (qualquer) se diverte na balada com loira.

  • A atriz (fulana) diz que não sabe se passará a lua de mel em Paris ou Milão.


São assuntos que não interessam a ninguém (bom, eu não me interesso), no entanto, bombam na internet. O acesso fácil permite isso, mas blogs literários, contos, crônicas e críticas, notícias sobre (boa) música ou política, são pouco frequentados. Por outro lado, cada um tem que vender seu peixe e as revistas de fofoca fazem isso muito bem. Isso me leva a pensar se não é o caso de nós, (outros) blogueiros, que queremos apenas expor nossos trabalhos e pontos de vistas não temos que pensar em outras estratégias. Imagina quantas pessoas leriam Romeu e Julieta se a peça fosse vendida assim:

    • Filha dos Capuleto é flagrada aos beijos com o herdeiro dos Montecchios.


Certamente muitas pessoas se interessariam. Afinal a fofoca parece ser inerente ao ser humano, então vamos usá-la a nosso favor.


3 comentários:

  1. Fofoca atrai desde sempre,meu amigo, o problema é a proporção que isso tomou. As pessoas gostavam de fofocar sobre os conhecidos, hoje, ultrapassaram esse limite e qualquer boa fofoca (se for de famoso então) está valendo.
    E claro que quem quer vender incentiva isso a todo momento e de todas as formas.
    Conclusão? Não sobre tempo para ler literatura de boa qualidade, quando terminam de ler uma fofoca precisam passa-la à frente e aí vai...
    E a manipulação faz das suas, sem maiores esforços...
    Quanto a nós, continuemos lutando contra isso, da unica forma que conhecemos: Escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha você anda revoltadinho ultimamente!
    O que você falou é verdade, mas acontece que se há tantas revistas e blogs de fofoca é porque há público pra isso, infelizmente =/ (e temos que respeitar isso também... u.u)
    Nós, a 'resistência', somos minoria... Mas nós existimos, e isso importa.
    Sua idéia de Romeu e Julieta, apesar de irônica, sabe que é até boa?

    ResponderExcluir