Acabo de ver o vídeo clipe oficial da música Lento da cantora mexicana Julieta Venegas na voz da Érika Martins com participação da própria Julieta. Depois de 5 anos do fim de Penélope, banda que lançou Érika no mercado, o disco Érika Martins aparece como boa opção para os fãs do bom pop/rock nacional. Das 12 músicas 9 são de autoria da própria Érika e das regravações podemos conferir Lento que é uma das minhas músicas favoritas dentre todas as canções da Julieta. O clip até que ficou legalzinho.
Érika Martins não é das minhas preferidas, embora goste muito e ouço bem as coisas que ela canta. Ela costuma fazer versões sóbrias de músicas que gosto. Uma que me agrada muito é a versão de ‘Quem sabe’ do Rodrigo Amarante no CD Rock, Meu Amor ainda no tempo do Penélope. E deste mesmo CD podemos ouvir a não tão boa versão de Inbetween days do The Cure que virou Sem Você em suas mãos, mas para compensar podemos ouvi-la em inglês mesmo com o Hebert Viana no disco O som do sim.
Às vezes, acho que ela ainda deva fazer suas versões de músicas mantendo a língua original. A versão em português de Lento não me convenceu muito, embora o arranjo seja bacana, bem a cara da Érika.
Versões de músicas em outras línguas transpassadas para o português é comum, mas poucos artistas conseguem fazer bons trabalhos. Dentre estes poucos, acredito que só a Zélia Duncan tenha sensibilidade suficiente para dar a qualquer boa-velha-conhecida-música cara nova. Mas este assunto fica para um outro dia.
Quanto a Julieta Venegas, eu a conheci por acaso na ocasião do lançamento do CD Conector do colombiano Hector Buitrago em 2006, cuja Julieta fazia uma participação. Depois disso fui atrás dela na internet e me apaixonando a cada música que ou(via) no youtube, como Lento, Limón e sal, Me voy, Amores Perros, Eres para me, Por que te vas? entre tantas outras.
Ele tem se aproximado do Brasil pouco a pouco e entrando pela porta da frente. Este ano com a Érika Martins, mas em 2006 ela participou do MTV Acústico do Lenine dividindo os microfones com ele em Miedo e ano passado no seu próprio Unplugged teve a participação de Marisa Monte
Vou ouvir, vou ouvir, vou ouvir...Beijos.
ResponderExcluir