quarta-feira, novembro 04, 2009

Convite - Caleidoscópio


Estréia este fim de semana na Casa de Cultura o novo concerto da Academia Libre Cantare
Caleidoscópio

Foi quase sem querer que assumi a direção cênica de Caleidoscópio. Devagarinho, entre uma conversa despretensiosa e um palpite atrevido, entre uma visita e outra à sede da Academia Libre Cantare. Já estava feliz e empolgado por saber que estavam montando em Itabirito um concerto contemporâneo, tanto na escolha do repertório quanto em sua essência. Retrabalhando o formato e o modo de conduzir o trabalho.

Sempre prezei pelos bons espetáculos que usam o e

xperimento como concepção não importando o segmento ou a linguagem utilizada, principalmente os que dialogam com outras linguagens. O teatro, que é minha área de formação, sempre fez uso de outros artifícios para se constituir como obra de arte, seja no uso da música, dança, circo, vídeo ou literatura. O que tenho visto, de uns tempos para cá, que estas outras áreas têm se integrado na construção dos mais diversos tipos de espetáculos. E o que seria, talvez, impensado como quebrar a forma clássica de um coral, nas mãos de artistas como o Leandro Dantas, tem tomado uma outra dimensão que me agrada muito. É o caso desse concerto. Caleidoscópio aponta um caminho muito maduro para o Libre Cantare com um repertório que trafega entre o erudito e o popular de forma a não destoar nas mãos desse maestro que mostra conhecer bem cada voz que compõe seu coro e o potencial de cada um dos seus cantores.

Caleidoscópio apresenta um repertório com composições do século XX e XXI, misturando músicas inspiradas em universos distintos, como Minas Dentro do argentino radicado em Minas Gerais Hufo Herrera, referência ao cancioneiro popular brasileiro. Ou Três Epitáfios baseada no universo registrado por Cervantes em Dom Quixote de La Mancha na bela composição do espanhol Rodolfo Halffter, passando ainda por músicas de inspiração religiosa de autores como Heitor Villa Lobos e Luc Jakobs, entre outras. O mote desse trabalho foi fazer com que os coralistas, excelentes cantores por sinal, utilizassem não apenas a voz como instrumento, mas que todo o corpo pudesse participar do canto. Que a emissão de voz passasse por todos os poros e em cada movimento, intenção e gesto, principiando pelo olhar que é o que permite ao espectador apreender um pouco do que se passa na alma do artista.

Sinto-me honrado e especialmente feliz por fazer parte desse trabalho assinando a Direção de Cena, estando ao lado de nomes como o do Maestro Leandro Dantas e mais uma vez trabalhar com o grande Artista Plástico Walter Martins que está paramentando toda a obra.

Serviço:

Evento: Academia Libre Cantare - Caleidoscópio

Local: Casa de Cultura Maestro Dungas

Data: 07 de novembro

Horário: 20:30 horas

Valor: R$ 5,00 (preço único)

Informações: 31 3561-0044

Um comentário:

  1. NOOO.. que otimo. (:
    algo diferente.. tô ancioso
    pra ver.. (: Parabeins.. Sucesso. ;)

    ResponderExcluir